Social Icons

facebookemail

Road Rash


Road Rash - Na definição literal da palavra: aquela lesão que é meio esfolamento, meio queimadura, causada pela queda em uma superfície abrasiva em alta velocidade. Neste game, isso acontece muito, queimadura de asfalto. Sim, chegou a hora de falarmos do jogo que figura em qualquer lista de melhores jogos do 3DO.


1994. O 3DO era novo no mercado e as empresas queriam a todo custo explorar as capacidades do console. A Electronic Arts resolve adaptar então sua série de sucesso do Megadrive, mas de uma forma que ninguém havia visto ainda, em lugar nenhum: Pegaram o motor consagrado do jogo com a jogabilidade conhecida e aprovada e utilizaram todo o poder de fogo que tinham à disposição: Motos e jogadores digitalizados, texturas fotográficas, sprites animadas, polígonos. Vídeos introdutórios gravados com atores reais, menus caprichados e coloridos, computação gráfica vinda direto de estações Silicon (que ficaram famosas por terem sido utilizadas em Donkey Kong Country) nas apresentações das motos.
A icônica sequência de abertura ao som de "Outshined" do Soundgarden
 O jogo em si é básico e direto: Escolha o piloto, um dos cinco cenários que vão de densas paisagens urbanas até o litoral, acelere e vença a corrida da melhor forma que puder, desviando de carros, pedestres e outros obstáculos enquanto manda seus oponentes para o chão utilizando correntes e bastões, ou mesmo as próprias mãos e pés. A polícia também pode dar as caras na estrada e você pode tentar fazer com ela o que faz com seus oponentes, com a diferença de que se ela te parar é game over.
As diversas pistas do jogo (clique para ampliar)
Há dois modos de jogo: O Trash Mode, onde você escolhe a moto e a fase que quer enfrentar: São 5 cenários que variam de densas selvas urbanas até bucólicas estradas litorâneas, cada um com 5 níveis de extensão e dificuldade, e o Big Game Mode, que é o tradicional campeonato onde o jogador inicia no nível mais baixo e vai progredindo enquanto vence e compra motos melhores.
Tela principal, escolha de personagens e gameplay: Somente o 3DO tem este painel.
Graficamente o jogo figura entre um dos melhores do 3DO. Pelos diversos fatores que citamos ali atrás, pela fluência e nitidez. Inclusive os ports deste game, lançados mais tarde para PC, Playstation e Saturn são inferiores, com efeitos subtraídos, como o painel da moto, texturas lavadas e em menor resolução. Apenas o PC consegue equilibrar um pouco as coisas por proporcionar gráficos em VGA.
Um policial prestes a descobrir o nome do jogo
A trilha sonora é um caso à parte, com o melhor do movimento grunge na época e até hoje uma das melhores dos videogames:

Videoclipes no CD: Algo que não se via com frequência.
Você pode ouvir as músicas na seção jukebox ou, se preferir, deixar o jogo "descansando" e esperar os clipes, que ficam passando após uns minutos de controle abandonado. As primeiras tiragens do jogo vinham com um CD extra, com a trilha sonora no formato "pocket music", ou seja, as canções não estavam inteiras, iam somente até pouco mais da metade. Mas era curioso e um extra interessante.
Videoclipes e telas do jogo
Além das músicas e clipes, vídeos ilustrando as situações de ganho, perda, acidentes e prisões aparecem logo após estas situações ocorrerem na corrida, todos bem dirigidos e hilários. 
Não há muito mais o que escrevermos aqui: Se ainda não conhece, vá jogar Road Rash.  Vá agora. É um dos melhores games de corrida arcade da geração 32 bits e ainda o melhor da série. Ganhou uma reinvenção para o 3D "real", totalmente poligonal no Playstation (e uma terrível versão para Nintendo 64), mas os jogos apesar de divertidos não empolgaram como deveriam, enterrando a franquia. 

Curiosidades

Para filmar as cenas para as sequências em FMV, a EA alugou supermotos e pôs na estrada. No final do último dia de gravação, um dos pilotos acabou caindo na hora de uma manobra que simulava uma fuga da polícia, arranhando e amassando uma DUCATTI Supersport 900 vermelha. A EA foi então obrigada a comprá-la. A supermoto, arranhada e com os adesivos de Road Rash foi então parar na sala de troféus da Electronic Arts, onde está até hoje.

"Road Rash Bike" - Uma das motos utilizadas nos vídeos do jogo, em exposição na sala de troféus da EA.

Os vídeos tem um esquema de cores único, que foi conseguido desabilitando o canal verde (G) das filmagens.

Alguns videoclipes filmados especialmente para o game acabaram ficando como os oficiais daquela determinada música, inclusive indo parar na MTV, como é o caso de "Jessie" do Paw e "Duel", do Swervedriver.

Os nomes e sobrenomes de todas as pessoas que posaram de modelos para as fotos dos pedestres, andarilhos, tiras e trabalhadores que foram depois transformados em sprites no jogo estão no manual do jogo. 

O engine do jogo foi utilizado em outro game, lançado apenas para PSX: ESPN Xtreme Games. Algumas pessoas inclusive confundem os jogos, achando que há patins e skates secretos em Road Rash.

É possível descer da moto: Apenas pare e aperte LS+RS+UP, dê uma caminhada e aprecie a paisagem.
____________________________________________________________
No Brasil: Comum

Edições USA, EUR e JPN do game.



Translate