Social Icons

facebookemail

Gex


Falaremos agora de um clássico obrigatório no 3DO e um dos melhores jogos de plataforma dos anos 90.


Nos anos 90, em plena guerra entre SEGA e Nintendo, os generais das batalhas eram os mascotes. Com Mario e Sonic estrelando jogos, propagandas e levando milhares de jogadores para os consoles das empresas que representavam. Era sabido que qualquer console que entrasse no mercado precisaria do seu para se destacar.

A Crystal Dynamics era uma das apoiadoras do consórcio que formou a 3DO Company e apareceu com uma lagartixa carismática, fã de filmes, que tinha a língua rápida e a cauda mais rápida ainda. Com gráficos gerados em poderosas estações gráficas similares às que usaram pra fazer Donkey Kong Country do SNES, abusando de efeitos e da resolução do 3DO e com uma jogabilidade rápida e comandos precisos, excelente nível design e humor bem dosado.  Gex chegou fazendo barulho e caiu nas graças dos consumidores. Por muito tempo ele foi "a cara" do 3DO.

Uma coisa curiosa é Gex tem uma história bem triste. Como consta no manual do jogo, ele ficou viciado em TV depois que o pai (uma lagartixa de testes da NASA) morreu em uma explosão no lançamento de um foguete, por causa de um band-aid nos tanques de combustível. Assistir televisão foi a maneira que ele encontrou para lidar com a perda.

Rez captura Gex na abertura do jogo
Na história do jogo, Rez, um ser extradimensional, vê em Gex essa fraqueza e tenta transformá-lo no mascote da Media Dimension, um mundo paralelo que existe entre as transmissões de TV. Enganado por um teleportador de Rez disfarçado de mosca, Gex é levado para lá e precisa escapar, passando por diversos mundo temáticos baseado em filmes clássicos e programas de TV.

Menu principal
 O Game foi mais tarde portado para Saturn, Playstation e PC, aumentando sensivelmente a qualidade de vídeo nas aberturas e o loading. Com mundos variados, trilha sonora marcante e bastante divertido, Gex é sempre lembrado com carinho por qualquer fã de 3DO. Foi inclusive encartado nas versões americanas do FZ-10, que venderam bastante no Brasil.

Cenários coloridos e variados
Curiosidades: Gex tem a voz do comediante americano Dana Gold, que entre outras coisas foi roteirista dos Simpsons.  

Originalmente o personagem se chamaria Gecko X, e seria uma lagartixa dublê hollywoodiano. O enredo trataria de acrobacias que ele teria que fazer em diversos filmes para ganhar dinheiro e salvar seu estúdio da falência.

Há 28 níveis no jogo, o que não é nada mal, mas originalmente seriam 80, que por questões de prazo acabaram ficando de fora.

Originalmente o nível do mundo do kung fu era ainda mais rico, bonito e dinâmico, mas como o jogo estava atrasado, várias coisas foram retiradas. Um dos programadores escondeu o nível original na primeira versão do jogo para aprovação e junto com ele uma mensagem acusando a Panasonic de mercenária e o número de telefone verdadeiro de uma das diretoras de marketing, Madeline Calepa, responsável pelo corte. Este cheat foi descoberto na fase de testes, o conteúdo retirado e o designer chefe Justin Knorr sumariamente demitido.



A versão japonesa
Por questões culturais o visual do personagem precisou ser alterado para a capa japonesa, ficando meio estranho.


Gex é obrigatório. Jogue!

___________________________________________________________
No Brasil: Não é raro.


Translate