Social Icons

facebookemail

Captain Quazar


Um jogo que tem um pouco do humor dos livros do Douglas Adams, a inocência dos cartoons dos anos 80 e a temática retrô-espacial dos anos 50-60. Boa jogabilidade, dificuldade acima da média, gráficos coloridos e bem animados e um protagonista que certamente é um irmão bastardo do Buzz Lightyear (Ambos foram criados no mesmo ano e desenvolvidos isoladamente): Assim é Captain Quazar, lançado pelo Studio 3DO em 1995.



Big Guns, Big Muscles and Big Trouble


Malignos chefões espaciais do crime estão à solta, preparando tomar conta da civilização do ano 2264. Doobah, que domina usinas de tempero planeta-deserto Kragg, O terrorista Zang que controla campos de treinamento no planeta-selva Kesh e Ox que planeja uma invasão do seu covil no planeta vulcânico Moog . Para acabar com eles, somente alguém que possua as mesmas doses de coragem e estupidez, Capitão Quazar. Com seu chefe da Polícia Espacial constantemente no pé, arma em punho, sorriso e humor inabaláveis, o herói percorrerá três planetas infestados de patifes dando cabo de todos eles até encontrar seus líderes.


The Bad guys.
Jogabilidade

 Captain Quazar é antes de tudo um jogo balanceado: Os inimigos são estúpidos mas essa fraqueza é compensada pelos números, eles podem cercá-lo facilmente. Também ao se renderem é possível abordá-los para obter informações importantes para as fases, como passwords de áreas secretas e dicas. Ao morrerem, os inimigos deixam uma lápide com a inscrição R.I.P.

R.I.P. e destruição.
O cenário é destrutível, tudo pode ser colocado abaixo, mas a munição, apesar de abundante, é limitada. Não é possível vencer a fase se você resolver dar uma de Rambo e destruir tudo. De fato, em algumas delas, você precisa preservar algumas coisas se quiser chegar ao fim, como as lamparinas nas minas da terceira fase.


O game apresenta visão isométrica em 3/4. A movimentação limitada em 8 direções, por outro lado, pode incomodar jogadores mais novos acostumados com games no estilo que funcionam em 360°. As músicas não comprometem, mas depois de algum tempo de jogo você vai querer ter a capacidade de desligar a voz de Quazar, que fica irritantemente gargalhando HO HO Ho a cada 12 segundos.
São 10 níveis de ação ininterrupta, sendo que o último se passa no espaço, com você controlando a nave dele. Os inimigos ricamente desenhados e bastante inspirados variam dos asseclas dos chefões até peixes e plantas carnívoras.

Tela de compra de armas e interrogatório dos inimigos
Como arsenal inicialmente você tem uma metralhadora, um lança-foguetes e bombas que destroem tudo que ficar no seu raio de ação, que podem ser melhoradas com compras depois de cada fase.
Dica: Sempre destrua as barracs de onde os inimigos saem, caso contrário eles serão infinitos nas fases.
Tenente Pulzar, power-ups e diferentes armas
Algo importante para lembrar: CONVOQUE um amigo pra jogar com você em multiplayer cooperativo. Ele jogará com o Tenente Pulzar. É quando o jogo brilha mais ainda e a qualidade fica evidente. Em dois tempos vocês estarão gritando um com o outro tentando explorar diferentes partes da fase. Divertido demais.
Na abertura rola um rap que lembra os clips do MC Hammer. 

Gráficos

A hilária animação de abertura é de Robert Terrel, um artista que ficou relativamente famoso na época por seus comerciais de TV em stop motion para a California Raisins, uma empresa de uvas-passas nos EUA. A arte é de Greg Savoia, que já havia trabalhado em Escape from Monster Manor e Jurassic Park no 3DO. As sprites são grandes e coloridas e os personagens e inimigos tem vários quadros de animação, até mesmo os elementos do cenários tem vários estágios diferentes de destruição. Os cenários também são bastante variados e coloridos, bem como os inimigos de cada fase.
Cenários variados
Algo para lembrar: O engine do jogo só "dá vida" para o pedaço da fase onde o jogador está. Isso quer dizer que por exemplo, se você jogar uma granada em algum lugar e correr, ao voltar 5 minutos depois verá a explosão, e somente nesta hora. Algo que você pode explorar nas suas estratégias.
Depois do fim do 3DO o jogo foi (bem) portado para o PC, sendo relançado em 1997, com melhora na resolução.
Tela inicial, menu principal e um nada estressado chefinho.
Captain Quazar é um jogo bastante desconhecido, principalmente no Brasil, por ter saído entre os últimos lançamentos para o console. Se tivesse sido lançado em um sistema mais popular seguramente faria parte de clássicos dos anos 90. Não deixe passar se ver uma cópia à venda por aí.
__________________________________________________________________
No Brasil: Muito raro


Translate