Social Icons

facebookemail

Crime Patrol

Você é um policial novato e passará por todos os departamentos da força, de patrulheiro a SWAT, chegando até a Delta Force. Enfrentará traficantes, gangues, terroristas e ladrões de galinha. Visitará os becos mais perigosos da cidade. Gamegun (ou joystick) em punho, respire fundo, seu parceiro está no carro a sua espera. É hora de Crime Patrol!


Os jogos "de filme" da saudosa American Laser Games (ALG) - Mad Dog McCree, Who Shot Johnny Rock - chamavam atenção no Brasil no início dos anos 90.

Jogadores que viviam em grandes centros já conheciam os arcades com "jogos de filme", onde era possível atirar em pessoas reais na tela. Havia nos consoles algo similar, como o excelente Lethal Enforcers do Super Nintendo, mas era como atirar em fotos, algo bem diferente do que se via nos fliperamas. O Sega CD já existia e com ele conversões heróicas de alguns dos arcades mencionados, mas devido a fatores como memória e processamento a qualidade do vídeo era muito granulada, deixando a experiência comprometida.

O 3DO entrou em cena oferecendo uma qualidade de vídeo tão boa quanto o VHS, apresentando vídeos em tela cheia e praticamente sem granulação, entregando uma experiência idêntica ao arcade.
Anúncio do jogo

Visite a página de Crime Patrol no Video Game Data Base, o mais completo site retrogamer do Brasil.

No caso de Crime Patrol, "idêntica" literalmente, visto que a máquina original de arcade nada mais é do que um 3DO modificado, como mostra aqui o flyer original da American Laser Games.

A maneira ideal de jogar Crime Patrol é utilizando uma TV de tubo e o acessório Gamegun, a famosa e cobiçada pistola laranja da American Laser Games. A tecnologia da pistola não funciona em TVs modernas, do tipo LED, PLASMA ou LCD. Mas é possível jogar com o controle normal do 3DO, sem problema algum.

O game foi lançado em 1993 e segue a linha do já citado Mad Dog McCree, apresentação seguida de um menu onde temos a escolha do nível de dificuldade, modo de 1 ou 2 jogadores, calibragem da arma (se você tiver uma) e a oportunidade de começar um jogo novo ou continuar um já em curso.

Você começa como "Rookie" (novato) na condição de patrulheiro. Sua parceira é meio fanfarrona e gosta de ficar fazendo piadinhas o tempo todo. Há quatro missões nesse primeiro estágio: Prática de tiro (ignore essa), assalto a uma loja de eletrônicos, tiroteio em um estacionamento e roubo em andamento um depósito.
"Let's kick Some butt!"
A segunda fase se chama "Undercover" e é onde as coisas começam a ficar mais interessantes. Seu novo parceiro é um detetive com cara de bon vivan que mais parece Pablo Escobar. Ele o leva para três missões: Uma negociação de drogas que dá errado em poucos segundos (preste atenção na foto da policial que está infiltrada na gangue, não atire nela), Receptação de carros roubados e a missão que fez 10 entre 10 jogadores gastarem seus dedos pra atingir, o clube  de striptease (um lugar muito estranho, pois ocorre o maior tiroteio lá dentro e os caras ficam numa boa sentados bebendo uísque e a stripper dança no meio das balas como se nada estivesse acontecendo). Em tempo: É um stripclub mas não há stripteases no jogo.
"How are you doin'?"
A terceira fase é a SWAT. Sua nova parceira, uma loira com cara de má. As missões são derrubar um laboratório de drogas funcionando em um trailer (não é o do Walter White), controlar o assalto a um banco e a prisão de uma gangue de traficantes.

"Welcome to the team, you'll fit right in..."
A quarta e última fase se chama DELTA, onde só os melhores chegam e isso no jogo também é verdade. Seu parceiro aqui é o cara. Espere até ouvir ele gritar "Let's rock" antes de baixar a máscara. Missões: Controle de uma situação com reféns em um aeroporto, emboscada a um transporte de material radioativo e um ataque terrorista a uma usina nuclear.

"Let's rockkkk!"
Sempre preste atenção no que está na tela, pois durante todas as fases há pessoas estúpidas (guardas de segurança, funcionários, pedestres) que adoram pular na sua cara pedindo pra levar um tiro gritando e se você atirar nelas, perde uma vida. Também não adianta atirar pra todos os lados. Se você perder a chance, atirar muito cedo ou muito depois, leva chumbo. Apesar de algumas atuações sofríveis e até engraçadas, Crime Patrol é um excelente jogo e diversão garantida.

Gamegun: Aquisição indispensável para qualquer colecionador de 3DO

Algumas versões da época: 3DO/Arcade - SEGA CD  - DOS
Curiosidades

Quem assina os diálogos do game é Ben Zeller, um ator veterano que já participou de vários westerns e faz aquele velhinho assassinado nos primeiros minutos de Mad Dog Mcree. Também apareceu em quase todos os games da ALG.

O game tem uma sequência chamada Crime Patrol2: Drug Wars.

O diretor do game é Barry Kirk, que também dirigiu outros jogos da ALG como Who Shot Johnny Rock, Mad Dog, Mad Dog 2, Space Pirates e a sequência Crime Patrol2: Drug Wars.

O jogo é compatível com o 3DO Mouse.

Lançado exclusivamente nos EUA.

______________________________________________________________________
No Brasil: Não é raro

Translate