Social Icons

facebookemail

Escape From Monster Manor


Abandone toda a esperança ao chegar aqui! Escape From Monster Manor é um game onde seu objetivo é percorrer uma enorme mansão assombrada e arredores em busca de pedaços de um Talismã amaldiçoado. Este game evoluiu de uma demo técnica desenvolvida por Leo Schwab para demonstrar os poderes do 3DO a investidores antes do lançamento, mas agradou de tal forma que acabou sendo transformado em um game.

O problema é que a janela para o lançamento era estreita, coisa de alguns meses. Por conta disso,  a produção do jogo precisou ser acelerada e segundo o próprio autor várias características foram abortadas. Mas o que temos aqui não é um produto inacabado em nenhum aspecto, muito pelo contrário. Podemos apenas imaginar o que poderia ter sido se tivesse tido mais tempo de produção.

O frame-rate é firme e sólido, os inimigos grandes e belissimamente animados a partir de modelos de massa em stop-motion. As texturas das fases são um tanto repetitivas apesar de terem boa resolução, sendo algumas delas inclusive animadas. Não há indicadores na tela, com exceção da barra de energia na arma do jogador. Você vê os danos que toma através da mão que segura a arma, que a cada investida dos monstros vai ficando mais decrépita.

Os vários estágios da saúde do jogador
Os sons são limpos e bem distribuídos, há gritos aterrorizados, batidas por toda a parte e a trilha sonora combina perfeitamente com as fases e o clima do game.

Tela inicial, a Mansão dos Monstros e o Talismã amaldiçoado
Pelo lado ruim, o engine não permite cantos curvos, texturas no teto ou no piso e salas sobre salas, o que nos deixa com a impressão de estarmos jogando um mod de horror de Wolfenstein. Mas devemos lembrar que é um game de 1993, superior a Wolf em muitos aspectos, principalmente gráficos.

Interior da mansão, subterrâneos e arredores: Cenário variado
Os ambientes variam entre o interior da mansão, jardins, calabouços e cemitério. Para dificultar a sua tarefa temos fantasmas, rippers, aranhas irritantes e as letais caveiras cor-de-rosa com seu vômito verde, que podem matar você em uma única rajada.

Monster Manor espera por você 
Aqui cabe uma curiosidade: As caveiras vão ficando cada vez mais mortíferas a medida que diminuem os inimigos da fase. O motivo é que as sprites que formam o vômito dependem dos slots vagos na memória da fase. A programação do jogo utiliza sempre os slots restantes para alocar mais partículas ao jato verde. Isso quer dizer que se a memória da fase comporta 40 inimigos e você matou 30, o vômito da caveira vai pegar este número e alocar como disparo fazendo-o medir então 30 unidades, suficientes pra te matar 3 vezes.

Anos 90: Uma época onde as fases faziam do mapa algo realmente necessário.

Apesar das falhas, Escape from Monster Manor diverte e possui um desafio incomum. É exclusivo do 3DO e gerou uma sequência espiritual: Killing Time, que já abordamos aqui no site.

Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
______________________________________________________________________
No Brasil: Não é raro.





Translate