Social Icons

facebookemail

Demolition Man

Oficial John Spartan. Congelado, esquecido em uma crio-prisão por anos devido a um julgamento precipitado e injusto. Oficial John Spartan: Reintegrado ao serviço policial em uma Terra futura para recapturar seu arqui-inimigo, Simon Phoenix, que estava na mesma crio-prisão e fugiu. Oficial John Spartan: O homem que nunca entendeu como usar as três conchas.


Demolition Man foi um filme de sucesso estrelado por Sylvester Stallone e Wesley Snipes, lançado em 1993. Contava a história de um oficial chamado John Spartan, preso devido a uma desastrosa operação policial nos anos 90, condenado a passar seus dias em animação suspensa dentro de uma prisão criogênica de segurança máxima. Libertado dessa mesma prisão 36 anos depois para recapturar um violento marginal chamado Simon Phoenix (Snipes), o mesmo que ele prendeu na investida que o colocou ali. Ele acorda em um futuro utópico onde a violência foi praticamente extinta e as forças policiais são meramente figurativas, sem qualquer chance de dar conta da situação.

O game baseado no filme foi lançado em 1994 para  diversos consoles: SNES, Mega Drive, SEGA CD, mas a versão de 3DO é exclusiva, completamente diferente das demais, pois faz uso de recursos que só o console possui. Aqui temos um caso que contraria a regra básica de que jogos baseados em filmes são ruins.

Abertura, menu inicial: Clima cinematográfico como poucos
Devido as capacidades do 3DO várias cenas do filme foram ripadas para o CD com imagem levemente superior ao VHS e  trilha sonora Q-Sound. Muitos dos efeitos sonoros também vem direto do filme. É bom lembrar que em 1993 o DVD era uma coisa distante do mercado doméstico e era realmente incrível assistir este quase filme no videogame, rodando à partir do CD.  Stallone e Snipes gravaram cenas exclusivas para o jogo, incorporando os personagens. Até a tela de seleção de dificuldade é personalizada, com Spartan comentando suas escolhas, indo de "Você escolheu bem" para normal, "O que você está tentando fazer, EU sou o Demolition Man!"para Hard e  a reprovação "You...suck!" quando você escolhe o Easy.

Sly filmou cenas exclusivas para o jogo
O jogo combina vários estilos, sendo sequências de tiro do tipo galeria, lembrando Lethal Enforcers, luta lateral com personagens digitalizados como Mortal Kombat e tiro em primeira pessoa. Há também uma fase de perseguição motorizada pela cidade, com visão traseira. Algo interessante para comentar é que o game é compatível com a Lightgun da American Laser Games, mas somente se for plugada no port do segundo controle, no próprio joystick. Assim você pode jogar todos os estilos sem precisar trocar de controlador. É o único game do 3DO que usa esta configuração híbrida.

Luta, FPS, corrida e tiro: Estilos variados
Como um produto ambicioso com muitas variações na jogabilidade, Demolition Man falha em alguns aspectos. As fases de corrida e de luta são fracas se observadas isoladamente, apesar da dificuldade progressiva a medida que o jogo avança. As fases de tiro com pistola são bem interessantes, e as de tiro em primeira pessoa são surpreendentemente rápidas e fluídas, penando por você ter apenas uma arma com munição infinita e por serem um pouco repetitivas.

Cenas exclusivas e menus caprichados
Graficamente o game é bastante bonito, os personagens são grandes em todas as fases e tem boa definição. O som, como dito antes, tem um tratamento especial mesclando efeitos do filme.

De cansar os dedos.
No final das contas, Demolition Man no 3DO é um game que conseguiu unir muito bem (mas não tão bem) vários estilos, deixando o produto com uma boa variedade e diferentes níveis de diversão. O saldo é positivo. No Brasil foi popular nas locadoras sendo ainda relativamente fácil de ser encontrado hoje em dia.

"Tell me how I'll use the three shells, godammit!"
Curiosidades:
Wesley Snipes não teve dificuldade para gravar os vídeos para digitalização das sequências de luta, pois o mesmo é faixa preta de kung-Fu.

A trilha sonora do jogo e a direção das sequências filmadas exclusivamente para ele são de Tommy Tallarico, que ficou famoso com inúmeras trilhas sonoras depois disso e é um dos idealizadores do concerto Videogames Live.

Há fases escondidas onde Spartan caça Phoenix em primeira pessoa nos estúdios da Virgin, empresa que produziu o jogo. Para acessá-la, pressione P para pausar o jogo. Então pressione L, A, CIMA, BAIXO, R, CIMA para ativar o modo debug. As últimar 3 letras da password modarão pra PWR para confirmar que o código entrou. Pressione B+CIMA ou B+BAIXO para escolher entre telas e níveis, que vão aparecer na caixa de password. VRGN1 até VRGN5 são as 5 fases secretas modeladas segundo os interiores da Virgin.

Os avanços são gravados com o velho e bom sistema de passwords. O jogo utiliza a memória do console apenas para gravar os high scores. Isso permitia que os jogadores pudessem continuar o game nas casas de outras pessoas.

O jogo foi feito ao mesmo tempo que o filme e várias sequências fazem relação a cenas e situações que acabaram cortadas na edição final.

Se você vencer o game de ponta a ponta sem morrer ou usar continues, aparece uma cena da Sandra Bullock explicando como usar as três conchas (OK, essa última é brincadeira). 

Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.


__________________________________________________________________
No Brasil: Comum












Translate