Social Icons

facebookemail

Jogos Cancelados - Varuna's Forces

Um jogo que misturaria ação em 3D com FMV, apresentado em várias revistas da época durante o desenvolvimento. Criado por uma empresa chamada AMP, teria sido lançado para o 3DO, Atari Jaguar, Sega Saturn, Dreamcast e PC. 




O Jogo
Teria sido interessante: Você controlaria um esquadrão de marines em várias missões de ataque, reconhecimento e resgate em bases abandonadas infestadas de inimigos. A jogabilidade variaria entre sequências de tiro nos moldes de Burning Soldier (3DO) e ação em primeira pessoa com um cruzamento entre Space Hulk (3DO, PS1) e Defcon 5(3DO, PS1, Saturn).  Seria possível inclusive alterar entre o controle de seus camaradas durante o jogo.

Tela de seleção de personagens e jogabilidade
Na tela de seleção de personagens, clipes de vídeo mostrariam as emoções e parte da psicologia de cada um dos personagens. O elenco teria o ator Michael Clark Duncan (À Espera de um Milagre, Armageddon) como o marine "Tomas". Junto dele há outros rostos desconhecidos, todos eles com alguma coisa a dizer na hora da apresentação, como era o padrão dos jogos com FMV integrado na época. Os personagens eram os estereótipos manjados de sempre, que ficam absurdamente clichés em filmes, mas em jogos encaixam bem: O soldado tanque de guerra psicopata (Duncan), a neo-feminista, o criminoso mentalmente perturbado recrutado à força, o covarde, o geek, etc.

 Pre-alpha do jogo rodando no 3DO

Existe uma build pre-alpha nas mãos de um colecionador inglês, que divulgou o vídeo abaixo. Nele podemos ver que muito da parte de FMV está finalizada e editada, inclusive com trilha sonora, porém a jogabilidade e gráficos ainda estão longe de algo que possamos avaliar. Existe o vídeo de uma versão um pouco mais completa circulando na web para Jaguar CD, mas devido a capacidade gráfica diferente do console é difícil prever como ficaria a versão do 3DO. 

Telas de bio, mapa e informações
Desenvolvimento Condenado
Após o cancelamento do jogo para 3DO e Jaguar o desenvolvimento migrou para o SEGA Saturn.
Segundo os desenvolvedores, quando estes souberam que o Dreamcast estava por sair, mudaram novamente o foco para o novo console. Nestas idas, o financiamento do projeto acabou, impedindo o término do game. Algum tempo mais tarde, a JVC comprou os direitos, planejava terminar e lançar finalmente uma versão para PC, mas a empresa acabou encontrando seus próprios problemas financeiros e fechando as portas, deixando Varuna's Forces como mais um dos games que nunca viram a luz do dia nos anos 90.

A marca do esquadrão Varuna, briefing e gameplay
Curiosidades:
A produtora do jogo, Accent Media Productions, só fez outros dois games até hoje, para o extinto videogame CD-i da Philips: The Joker's Wild e The Joker's Wild Jr, versões de um game de tabuleiro de perguntas e respostas.

 O presidente da AMP na época, Paul Fullwood, que lutou bravamente para que o jogo conseguisse terminar seu ciclo de desenvolvimento e ver a luz do dia em alguma plataforma, é hoje um dos sócios do estúdio brasileiro Nano Game Studio, responsável pelo polêmico Favela Wars.


Translate