Social Icons

facebookemail

Shockwave & Shockwave: Operation Jumpgate


Uma invasão alienígena ocorre na Terra em 2019, aniquilando todos os exércitos do planeta. A última linha defesa: O porta-aviões orbital U.S.S Omaha e seus poderosos caças F-177.



Shockwave Invasion Earth 2019 (1994)


O esquadrão está com um piloto à menos, e você é o convocado. Assim começa Shockwave, uma sensacional saga espacial que teve 2 jogos (sendo um deles exclusivo, que falaremos em outro review) no 3DO, além de uma expansão.
Uma intro em FMV que permanece muito boa mesmo para os padrões de hoje mostra um repórter entrando ao vivo em um boletim especial para informar as pessoas sobre uma suposta chuva de meteoros. Neste momento, um deles atinge o estúdio e o destrói em frente das câmeras. Cenas de caos global são mostradas rapidamente e somos apresentados a Major Stewart (Marcia Pizzo) e o Comandante Crane (Will Marchetti) no porta aviões orbital U.S.S Omaha. Ambos tomam conhecimento de que na verdade o que ocorre é uma invasão alienígena em larga escala, que derruba uma a uma praticamente todas as defesas do planeta.

Ao vê-los preparar a contra ofensiva com a última linha de defesa, os novíssimos caças experimentais F-177 descobrimos que há um spot vago na equipe de pilotos do esquadrão então cabe a você (o jogador) ocupar a vaga como Wildcard, o novato e inexperiente do time.
Abertura cinematográfica
Ao ocupar o cockpit você descobre que ele é muito funcional, com telas de vídeo e vários indicadores (alguns dos quais secretamente mostram elementos de debug para os desenvolvedores da época, como quantidade de fps, memória disponível e acesso ao disco).
ICE (Voz de Kristina Holland) é uma IA que vai guiá-lo durante os objetivos da missão.

Informações no painel. Em laranja, os indicadores funcionais e secretos
colocados pelos desenvolvedores
 Sobre as missões, Shockwave tem 10, espalhadas em vários cenários do planeta, Egito, Peru, EUA, Congo, etc, com dificuldade progressiva e muito duras, mesmo no nível fácil, cada uma apresentando um chefe final. Os locais, segundo o manual foram modelados baseados em fotos e dados de satélite mas em tempos de Google Earth isso não impressiona como na época.

Cenários variados
A visão é em primeira pessoa e o caça é armado com lasers e mísseis, também possui escudos defletores e afterburner. O F-177 pode ser reabastecido voando sob enormes discos que são deixados pela USS Omaha em lugares estratégicos da fase.
Os inimigos vão de caças a enormes tanques em forma de insetos, sendo o mais famoso o tripod que lembra "Guerra dos Mundos", filme que inspirou o jogo.

Alguns inimigos no game
A jogabilidade é livre, você pode voar para qualquer lado no cenário, porém há um caminho determinado que avança ou diminui conforme você prossegue. Isso acontece por limitações do engine, mas há o cuidado de justificar no jogo: Este caminho é uma sombra projetada pela USS Omaha, que protege o caça do bombardeio implacável da armada alienígena. Desviar dele significa game over em poucos segundos.

[Spoilers aqui] No final do jogo você descobre que os invasores dependem de um cérebro central, que coordena o ataque de uma gigantesca nave localizada no lado oculto da lua. Ao derrotá-lo (acredite, é coisa pra expert) o ataque cessa. Mas não por muito tempo...


Somente os muito habilidosos verão estas telas
Curiosidades: 

Na primeira missão seu único objetivo decisivo é destruir o chefe final, que é bem difícil, todo o resto é secundário. Mas se você fizer uma corrida até ele, desviando-se da batalha e evitando destruir os inimigos, o chefe será duplicado, haverá dois dele.

Após você terminar a décima missão de Shockwave, uma décima primeira missão aparece, chamada Milky Run. Você viaja sobre uma superfície que lembra feijões enlatados enquanto atira caças (no lugar de mísseis) em torradeiras voadoras e caixas de leite, enquanto ICE enlouquece e repete frases sem sentido. 

Elvis Presley está no jogo. Você pode vê-lo destruindo a grande base lunar octogonal no início da fase 10. Destrua a base, dê meia volta e ele estará lá pulando, tentando ser resgatado (você não pode resgatá-lo)

Shockwave: Operation Jumpgate (1994)


Este jogo é constantemente confundido com Shockwave2, mas na verdade é uma expansão do primeiro, sendo inclusive necessária a presença de um save do Shockwave original na memória do 3DO para que este funcione.


7 anos depois da invasão alienígena, a Terra ainda lambe as feridas causadas pelo ataque, cujos destroços se espalham por todos os lados. Neste cenário são descobertos sinais dos aliens espalhados pelo sistema solar, indicando um possível retorno. Sem dar chance para um ataque surpresa, a USS Omaha despacha o esquadrão de F-177 para investigar e conter o retorno das forças extraterrestres.

São cinco missões que, legitimando a condição de expansão, começam na dificuldade da missão numero 10 do jogo original. Há novos inimigos e os níveis se dividem em sub missões, tornando ainda mais difícil completá-las.

A ameaça se espalhou
No final você fica frente à frente com o Jumpgate, o ponto de entrada dos alienígenas no Sistema Solar. Um gigantesco portal dimensional que aponta para o desconhecido.

[Spoilers aqui] Na animação final, Major Stewart, comandando a USS Omaha, recebe a missão de fechar o Jumpgate. O problema é que ele precisa ser fechado pelo outro lado, para garantir que os invasores não voltem. Então a USS Omaha é lançada através do portal, junto com toda a tripulação (e isso inclui você) disparando suas baterias laser e desaparecendo em meio a explosão.

Tela de jogo, menu e a borda do ameaçador Jumpgate
Shockwave Invasion 2019 e Shockwave Operation Jumpgate foram mais tarde portados e lançados sob o nome de Shockwave Assault para PC, Mac, Playstation, Saturn e Apple Pippin. No PC, Playstation e Saturn o jogo precisou sacrificar alguns recursos gráficos, mas as versões para Mac e Pippin (devido a linguagem do 3DO ser parecida) são excelentes.


Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
_______________________________________________________________
No Brasil: Populares
Versões USA, JPN e UK do jogo




Translate