Social Icons

facebookemail

Autobahn Tokio

Com poucos exemplares do gênero automobilismo no 3DO, este jogo exclusivo, lançado somente no Japão, pode ser uma interessante alternativa para aqueles que enjoaram (blasfêmia) de Need for Speed, Road Rash ou Crash n'Burn. Contudo, não podemos nos iludir: O game é fraco, porém tem um charme único.



Lançado em 1995 pela Panasonic e desenvolvido pela Sanai Enterprises, é o primeiro exemplar de jogos em 3D a adentrar no universo das corridas ilegais no Japão. Antes de Tokyo Highway Battle e antes de Tokyo Xtreme Racer existiu Autobahn Tokio. O jogo é japonês, entretanto todos os textos e menu são em inglês.

Você tem à disposição 4 carros, nenhum licenciado, mas todos perfeitamente reconhecíveis: Um Mercedes Classe C branco, um Honda Civic azul, um Nissan Fair-Lady amarelo e um Mazda RX-7 vermelho. Há um quinto carro, secreto, que só pode ser desbloqueado com o auxílio do Game Guru, um Accura NSX roxo. 

Selecione o seu
São 3 pistas somente: Um percurso aberto diurno e dois percursos fechados, um também diurno que lembra Ridge Racer e um noturno que parece demais com o Special Stage Route 5, de Gran Turismo, lançado 4 anos depois. Em todos você corre contra apenas um oponente, enfrentando tráfego contrário, podendo escolher entre Championship ou Time Attack, câmbio automático ou manual.

As três pistas do jogo
A jogabilidade é somente single player e chega a parecer boa, embora acabe prejudicada pelo frame rate que cai bastante em determinados momentos, comprometendo a experiência como um todo. E aqui há uma coisa interessante, que por si só vale a experiência do game: Em corridas de rua e drifting, é imprescindível que o piloto se acostume a frear com o pé esquerdo e acelerar com o direito. Need for Speed, Ridge Racer, Gran Turismo, Daytona, nenhum deles suporta esta técnica. Neles, OU você freia, OU acelera. Mas em Autobahn Tokio você pode frear e acelerar ao mesmo tempo, tornando a jogabilidade no mínimo curiosa. Com certeza no time de desenvolvimento da Sanai (que infelizmente nunca mais lançou nenhum outro jogo), havia algum fanático por corridas de rua para programar este detalhe. 
Por fim, os efeitos sonoros são bem básicos e as músicas são de longe o que de melhor existe no jogo.

"Autobahn... Tokiiiôooo"
Se tivesse recebido o devido polimento (há muitos glitches), poderia ser lembrado como um grande arcade racer para o 3DO. Ainda assim, devido a já mencionada pequena quantidade de jogos do estilo no console, pode ser divertido e servir como um bom passa-tempo, se jogado sem grandes expectativas.

______________________________________________________________________
No Brasil: Bastante raro


Translate