Social Icons

facebookemail

Quarantine


Kemo City, 2047. O dia está raiando e é hora de trabalhar. Quantos passageiros terei de matar hoje? Quantos tentarão me matar? Como estou de munição? Estas são as perguntas que aparecem todos os dias na cabeça de Drake Edgewater, o taxista casca-grossa de Quarantine.


Escape From New York


A história é vagamente inspirada no filme Fuga de Nova York, dirigido por John Carpenter e lançado em 1981: uma Nova York tomada pelo crime e violência sofre uma solução final por parte do governo, é isolada e transformada em uma cidade-prisão de segurança máxima, onde são colocados os piores psicopatas e criminosos do país, tidos como irrecuperáveis.

É para lá que mandam o anti-herói Snake Plissken, interpretado por Kurt Russel (este personagem foi citado por Hideo Kojima como sua inspiração para Solid Snake em Metal Gear), com a missão de resgatar o presidente dos EUA cujo avião caiu no meio da cidade.

Snake, ele próprio um condenado cumprindo pena em outra instituição por sérios crimes contra a nação, tem 24 horas para localizar e trazer de volta o presidente ou um artefato implantado na sua cabeça explodirá - essa é a maneira pela qual as autoridades "convencem" Snake a participar da empreitada sem fugir.

Durante o filme, Snake encontra um taxista que dirige pela cidade em ruínas e se vira do jeito que pode, interpretado pelo veterano Ernest Borgnine, que torna-se um importante aliado.

Quarantine


Lançado em 1994 pela Gametek para 3DO e PC na onda de jogos em primeira pessoa que seguiu o sucesso de Doom, Quarantine coloca você em um futuro Cyberpunk, dentro de um táxi dirigindo pelas ruas de Kemo City, metrópole americana outrora conhecida como a "Capital dos Hovercars"- automóveis que utilizam propulsores eletromagnéticos para se locomover ao invés de rodas -  a cidade sofreu um problema de criminalidade voraz e descontrolado e a solução do governo foi transformá-la em prisão de segurança máxima, administrada pela megacorporação Omnicorp.

Ocorre que além de um muro gigantesco e torres com metralhadoras cercando a cidade apontadas para dentro, a Omnicorp teve o cenário perfeito para testar uma neurodroga chamada Hydergine344, que em tese eliminaria os pensamentos criminosos dos habitantes, deixando-os inofensivos.

A experiência resultou em um terrível incidente: O Hydergine foi administrado na estação de tratamento de água de Kemo City e reagiu com o vasto material bacteriológico e viral contido nela, tornando-se um vírus psicorreativo e transformando as pessoas na cidade violentos psicopatas.

Drake, hovercab, tela inicial e loading: Entrada em Kemo City
Os muros foram então reforçados e toda e qualquer tentativa de controlar a epidemia fracassou.
É neste cenário que se encontra Drake Edgewater(você) cuja pena é dirigir um táxi levando as pessoas de um lado à outro dentro de Kemo City, tentando não ser assassinado no caminho.

O game

 O jogo começa com um bem produzido vídeo em FMV  de Drake acordando de um sonho dentro do táxi para mais um dia de trabalho. No sonho ele se recorda de tempos mais felizes e o despertador o acorda pra dura realidade. Este vídeo só aparece nas versões 3DO e PC-CD-ROM (mais tarde no Sega Saturn e Playstation japonês).

Seu táxi é chamado de Hovercab, nada mais do que um velho cadillac dos anos 60, equipado com upgrades que o fazem flutuar levemente acima do solo. É um tanto difícil de se acostumar com a jogabilidade, com o tempo fica relativamente fácil de se locomover, porém muito difícil de controlar.

Todos os elementos do jogo são sprites
Kemo City é enorme e dividida em zonas distintas: Centro, a Zona Industrial, Subúrbios e outras mais, as quais você terá acesso depois de executar missões para a resistência, uma turma de rebeldes insurgentes que querem derrubar a Omicorp à qualquer custo. Essas missões aparecem aleatoriamente pelo jogo, em meio aos passageiros que você entrega.

Você dirige pela cidade levando velhinhas psicopatas e assassinos.
Cada área é imensa, e você tem a ajuda de um mapa detalhado das ruas e também conta com um dispositivo tipo bússola, que aponta a distância e a direção do ponto de entrega de cada passageiro.
Volta e meia, você acaba por pegar um maníaco (que oferecerá pagamento extra por assassinatos cometidos enquanto ele estiver no carro) ou um chato que ficará ameaçando a sua vida pelo intercom. Se assim lhe parecer melhor, pode descartar qualquer um via assento ejetor.

Há ainda as gangues formadas por renegados pagos pela Ominicorp para manter o estado permanente de terror nos arredores da cidade. Caso você encontre alguns dos seus membros, prepare suas armas porque eles não sabem brincar.
Contra fogo, use... fogo
A jogabilidade é precursora do gênero sandbox, é possível aceitar as missões ou ficar enriquecendo e melhorando o táxi trabalhando. Mas as diferentes áreas da cidade não podem ser acessadas a qualquer momento. Quando acabam as missões em uma área você recebe o passe para a próxima e a anterior fica inacessível.
Lojas de armamentos e reparos estão presentes na cidade, mas não são nada baratos
O táxi pode ser melhorado e armado de diversas formas, utilizando desde serras elétricas até lança-chamas. Há oficinas de venda de armamentos e reparos espalhadas pelo cidade, mas os custos são altos, é necessário bastante trabalho para poder utilizar seus serviços.

Os gráficos no 3DO deixam pouco a desejar com relação ao original de PC, configurando-se um excelente port. Além da visão frontal do pára-brisas temos a visão das laterais, onde é possível sacar uma uzi e atirar pelas janelas. O jogo roda a 24fps (padrão do 3DO), sem slowdowns.

Ótimos gráficos, várias visões e a tela de game over, que ninguém gosta de ver
A excelente trilha sonora do jogo merece destaque. Composta com músicas de bandas alternativas australianas, elas podem ser selecionadas durante o jogo no rádio do carro. Os títulos das músicas não constam no manual, apenas nos créditos, mas estão aqui:

01. Berlin Chair - You Am I
02. The Driver Is You - The Fauves
03. The Wahooti Fandango - Custard
04. Ingrown - Smudge
05. Lie Down Forever - Godstar
06. Snail Trail - Screamfeeder
07. Uranium Watch - The Daisygrinders
08. Weak Will - Underground Lovers
09. Whirlwind - Hellmenn
10. Yellow Beam - Crow
11. Now You Know - Sidewinder

Quarantine é um jogo que agrega elementos de Crazy Taxi, Carmageddon, GTA, Twisted Metal e Duke Nukem 3D. Tem suas limitações, porém a solidez da versão aliada a um acabamento bem feito fazem dele uma compra sólida para a sua biblioteca do 3DO.

Curiosidades:

Segundo Ray Larabie, um dos designers do jogo, os nomes dos personagens derivam de casas noturnas famosas de Toronto (Austrália). 

Ainda segundo Larabie, Kemo veio direto de uma famosa lenda local sobre uma super maconha criada pelo governo para o tratamento contra o câncer, que em tese eliminava a necessidade de quimioterapia, cujas sementes teriam sido roubadas e permitindo que o produto (chamado de "Kemo") chegasse as ruas.

As hoverbikes são bicicletas ergométricas e alguns personagens os próprios desenvolvedores digitalizados a partir de fotos.

Havia a intenção de espalhar peças de um super propulsor durante as fases do jogo, que seriam utilizadas para possibilitar ao veículo um voo mais alto e enfrentar um zeppelin no final do game. Mas restrições no engine impediram que fosse realizado.

Na versão de DOS, se iniciar o jogo com a linha de comando -sassyversion todos os passageiros estarão sem roupa.

Quarantine também teve uma versão para o Playstation japonês (chamada de Hard Rock Cab e repleta de loadings) e para o Sega Saturn (chamada de Death Throtle e extremamente lenta), além de uma sequência no PC chamada Road Warrior, mas sem o mesmo charme e intensidade do original.

A produtora do jogo é canadense e se chama Imagexcel. Em 1995 foi adquirida pela Gametek e incorporada ao grupo interno Alternative Reality Tecnologies, que mais tarde virou a Rockstar Toronto.

Graças a um bug no jogo, se você ganhar mais que $99.999 aparece um sinal de menos ao lado do valor e fica impossível comprar qualquer coisa no game.

Os únicos carros reais no jogo são variações do Ford Pinto.

Na tela de seleção de idioma aperte B, C, B, A para ganhar todas as armas e mais $10.000 para gastar em upgrades e munição.

(Agradecemos ao leitor Felipe André pela contribuição corrigindo o nome e informações de lançamento da sequência do game).


__________________________________

No Brasil: Não é raro.


Cópia completa americana de Quarantine


Translate