Social Icons

facebookemail

Sewer Shark

“Você recebeu um nome, um chefe, um amigo e uma razão para viver”. Mas nenhuma dessas coisas é o que parece. Preste atenção, DOGMEAT! Uma curva errada, e você está morto! Assim começa Sewer Shark, O primeiro jogo da saudosa Digital Pictures que também foi o primeiro jogo em FMV para consoles.



Resultado de imagem para hasbro control vision
Hasbro Control-Vision
Originalmente planejado para ser o game de lançamento do Hasbro Control-Vision, um videogame que utilizava fitas VHS como mídia, mas que foi cancelado antes de ir para as lojas, o jogo foi portado para o SEGA-CD e lançado junto com o acessório. Nesta plataforma obteve grande sucesso, parte por ser um dos primeiros títulos do sistema, parte por ter sido encartado com a unidade, e parte pela excelente qualidade do jogo.
Apesar disso tudo, a versão do SEGA- CD devido às limitações do console jamais fez jus à visão original do game. Isso só foi possível anos mais tarde, com o lançamento do port para o 3DO.

História

Ambientado em um futuro pós-apocalíptico, a superfície da Terra está inabitável e o que restou da humanidade foi forçada a viver em apertadas e precárias colônias subterrâneas constantemente ameaçadas por enormes e perigosos animais com mutações.
Estes infestam uma vasta rede de tubulações de esgoto que pertencem ao último refúgio da raça humana, a paradisíaca cidade de Solar City, cuja localização e acesso são incertos e proibidos para que não vive lá.
Neste cenário existem os “Sewer Jockeys”, pilotos de naves exterminadoras de pragas chamadas “Sewer Sharks”, apertados veículos de combate que viajam a velocidades vertiginosas dentro dos túneis, armados com poderosos canhões elétricos e que mantém os esgotos livres das criaturas e a cidade à salvo. Os Jockeys têm um chefe, chamado Stenchler, cuja única preocupação é fazer com que seus funcionários durem o suficiente para dar algum lucro para que possam ser descartados logo em seguida, pois se um Sewer Jockey passar tempo suficiente nas tubulações pode começar a conhecer o local muito bem, à ponto de descobrir a localização secreta da entrada de Solar City e fugir para lá.
Blueprint de um XIV-12 Sewer Shark, com anotações de "Ghost".
A esperança de uma vida longe dos subterrâneos é o motivo que atrai dezenas de novos pilotos todos os dias para arriscar a vida nos tubos. A mão de obra portanto é vasta e a rotatividade grande, os esgotos não são brincadeira: Uma bifurcação errada ou perdida significa morte certa, não há como virar ou frear a nave.
Falco, Stenchler e Ghost
O game começa no primeiro dia de trabalho do jogador, que já de cara ganha o apelido de “Dog Meat” (comida de cachorro) pelo seu co-piloto, o veterano “Ghost”. Em seguida é hora de conhecer Falco, uma piloto experiente que acredita saber a rota para a superfície. O jogador conta ainda com o apoio de um pequeno robô-guia chamado “Catfish”. É ele quem dá as direções seguras dentro da viagem e avisa sobre perigos e problemas à frente.

Propaganda do jogo na versão de SEGA CD

O Jogo

Sewer Shark é um rail shooter em FMV (Full Motion Video), o primeiro produzido pela Digital Pictures, que mais tarde ficou famosa por diversos outros títulos para SEGA CD e 3DO, como Supreme Warrior, Corpse Killer e Night Trap. O estúdio é conhecido por entregar jogos com boas atuações. Em Sewer Shark o destaque é para o já citado co-piloto “Ghost”, interpretado pelo ator David Underwood.
"Welcome to the tubes, Dog Meat!"
Jogado em primeira pessoa, você atira nas ameaças na tela em um esquema parecido com Starblade ou Burning Soldier com uma pitada de Dragon’s Lair, pois precisa mudar de direção constantemente, ou ficará sem combustível ou colidirá com um beco sem saída.
As direções corretas são repassadas por Catfish por meio de coordenadas numéricas e em áudio como “three, six, twelve”, que significam que a rota segura para o jogador consiste em virar na próxima bifurcação para a direita, na seguinte para baixo e na conseguinte para cima.
Ghost e Catfish podem ajudar, mas não vão salvá-lo para sempre.
Inimigos no jogo (clique para ampliar)
Também é preciso ficar de olho no medidor de CO² da nave, que de vez em quando precisa ser descarregado (você receberá um aviso para apertar o botão C), e no combustível, que só pode ser reposto em estações muito espalhadas umas das outras (novamente, você será lembrado e precisará ficar de olho em um indicador verde sobre os túneis).
O jogo é bastante difícil e apresenta uma curva de aprendizagem sólida, ensinando suas mecânicas gradualmente e permitindo ao jogador errar pelo menos uma vez a cada novo desafio apresentado, não tolerando um segundo erro em nenhuma das situações.

Com o tempo nos esgotos as ameaças vão se intensificando, passando de inocentes ratos mutantes até a morcegos monstruosos, escorpiões gigantescos e crocodilos radioativos. As ameaças no início são apenas decorativas, mas próximo do final matam o jogador caso ele não as elimine.
É um game que testa pra valer os reflexos e capacidade de memória do jogador, obrigando-o a prestar atenção em múltiplas partes da tela e lembrar de dicas em áudio ao mesmo tempo.


Gráficos e Som

Sewer Shark é dirigido por John Dykstra, um dos fundadores da Industrial Light and Magic, empresa de efeitos visuais de George Lucas. Dykstra ganhou dois Oscars pelos efeitos de Star Wars e mais um pelo trabalho em Spider Man 2, além de vários outros prêmios na indústria cinematográfica. Além desses, é responsável pelos efeitos de Ghost in the Shell, Godzilla, Django Livre e X-Men First Class, entre outros. O game é bonito e envelheceu bem porque utiliza somente efeitos práticos (sem computação gráfica), incluindo os monstros que são modelados em argila e animados em stop-motion.

Comparação entre a versão de 3DO e SEGA CD

A versão do 3DO é espetacular. Os vídeos são apresentados em tela cheia com pouca granulação e som cristalino. Música, efeitos sonoros foram completamente refeitos para aproveitar as capacidades do 3DO, deixando um clima cinematográfico.

Se você só conhece Sewer Shark do SEGA CD é recomendado que o confira no 3DO. É praticamente outro jogo. Um aviso, no entanto: A versão de SEGA CD é bem comum, pois veio com o console, por outro lado, a versão de 3DO é bastante difícil de encontrar, tanto no Brasil como no eBay.
____________________________________________________________
No Brasil: Muito raro

Versão completa de Sewer Shark


Translate