Social Icons

facebookemail

Super Wing Commander

Você acorda com a sirene de alerta, o comandante avisa no intercom que um esquadrão inimigo se aproxima e convoca todos os pilotos para o Flight Deck. Seria ótimo se fosse um pesadelo, mas é muito pior. Maldita passadinha no bar antes do alojamento, sua cabeça parece que vai explodir. Cambaleia na direção do elevador, olha rapidamente se as luvas e o capacete estão nas suas mãos...


"Ainda bem que a pressurização do traje é automática, não conseguiria fechar o zíper da minha bota neste momento". A porta abre, no meio da correria dos outros pilotos, mecânicos e armadores, segue o mais firme que pode na direção do seu caça e lá dentro sente o cheiro familiar do óleo e do combustível, as baterias laser quentes e recém carregadas emitem um calor confortável. O painel se ilumina muito mais forte que deveria, ou seriam seus olhos que precisavam mesmo de um descanso depois das últimas 13 horas lá fora no espaço gelado do Setor Vega?

Não há tempo para pensar nisso, precisa manter o foco se quiser voltar. Pelo rádio vem o aviso de que será ala do Major James Taggart "Paladin". Isso é bom. Porque ele é o filho da mãe mais casca grossa que você conhece.. e ruim, porque isso significa que voltará pra cama somente depois do último Felino fedorento ter feitos suas preces para Sivar.


O aviso de liberação de lançamento chega. Pelo rádio, Paladin diz uma ou duas palavras que você só entende depois que ele acionou os afterburners e seu Rapier virou um pequeno ponto azul do lado de fora da TCS Tiger's Claw, o enorme space-carrier para qual você foi transferido e pelo qual lutou incansavelmente nas últimas 3 semanas. Quando você se dá conta já o alcançou, bem a tempo de arrebentar uma Dralthi que estava a segundos de abrir outro buraco na cabeça do veterano combatente, o que ia obrigá-lo a usar um tapa-olhos duplo.

"- Essa foi por pouco, garoto. Se tivesse vindo na hora que chamei, os pedaços desse gato desgraçado não teriam sujado meu cockpit. Vamos ter que acertar essa conta no bar mais tarde."

*****

Wing Commander (1990) é o primeiro game da influente saga espacial criada por Chris Roberts que se estendeu por quase duas décadas e tem mais de 20 títulos. A maior parte dos jogos é focada no conflito da humanidade com os Kilrathis, uma raça de felinos guerreiros com um senso de honra cruel e distorcido. 

A série começou no PC com o game homônimo, seu relativo sucesso gerou as expansões Secret Missions 1 e 2, sendo que a segunda chegou a ter uma versão magistral no Super Nintendo. O primeiro game também saiu para SegaCD e Amiga. Quando o 3DO apareceu no mercado surgiram rumores de que a Origin (produtora que anos mais tarde seria comprada pela EA, desmantelada e enterrada) estaria preparando uma versão estelar do jogo para o novo sistema. E era verdade.

Linha de cima - telas da versão PC. Embaixo, o remake para o 3DO
Lançado para o 3DO em 1994 e portado para MAC no ano seguinte, Super Wing Commander Possui as mesmas missões do original, algumas selecionadas das expansões 1 e 2, mais uma campanha totalmente nova, que faz o gancho com o segundo episódio. São ao todo 72 missões.

Telas de apresentação, tela título e menu
O jogo começa com você recém saído da academia sendo transferido para a TCS Tiger's Claw, uma espécie de porta-aviões espacial que está atuando no setor Vega, onde a guerra contra o império Kilrathi está quente. Centenas de pilotos já perderam a vida e todas as missões contam.



Seu personagem é chamado de Armstrong e pelo seu nome de guerra - "Maverick". Mas por ser um sujeito de cabelo azul era chamado internamente e pelos jogadores como "Blue Hair". Nos jogos seguintes o personagem mudou de nome e acabou se tornando oficialmente "Blair" - Christopher Blair.

As faces de Blair:
Wing Commander PC/SEGACD/SNES
Super Wing Commander 3DO/MAC
 Wing Commander 3 3DO/PC
Wing Commander : O filme
A estrutura do jogo consiste em missões de dificuldade progressiva partindo de simples surtidas de patrulha até ataques desesperados contra gigantescas naves inimigas (chamadas no jogo de Capital Ships), passando por missões de escolta e interceptação. Não há lugar para brincadeira. Se não bastasse os inimigos, os campos de asteroides são mortíferos e vão fazer você querer largar o controle mais de uma vez. Entre cada missão você pode perambular pela TCS (Terran Capital Ship) Tiger's Claw, visitar o bar, conversar com outros pilotos e utilizar o simulador para treinar. Antes de cada combate há um briefing detalhado, que depois pode ser consultado nos computadores da sua nave. Durante as batalhas é possível dar ordens a seus companheiros via rádio além de ouvir e provocar os adversários. Após as missões, também pelo rádio você deve solicitar a autorização de pouso.

Briefing, mapa tridimensional e gameplay
 Há finais diferentes, dependendo da performance do jogador: Se as missões forem bem sucedidas elas vão avançar em direção a uma enorme base Kilrathi no sistema Vega. Do contrário, a Tiger's Claw vai tomando uma posição cada vez mais defensiva até que se vê obrigada a bater em retirada.

TCS Tiger's Claw: Sua casa no jogo
Os gráficos foram completamente renovados com relação ao original, desde os painéis das naves até os caças amigos e inimigos, passando pelo interior da base a efeitos de luz e explosões. O game baseia-se em detalhadas sprites renderizadas em todos os ângulos possíveis, o que soa estranho hoje por não serem polígonos mas funcionou bem para a época. O engine chamado Origin FX passa a impressão de um espaço tridimensional verdadeiro, com objetos acima e abaixo do ponto de vista do jogador.
Doomsday, Spirit, Maniac e Angel - Companheiros de vôo: Sua vida e as deles dependem uns dos outros.
Falando de 3DO podemos esperar muitos vídeos, todos em computação gráfica e que segurariam bem a onda até hoje se não fossem os diálogos. Por limitações da tecnologia da época, que ainda não permitia rostos humanos convincentes em animações de menor orçamento, os personagens no momento das falas são pinturas estáticas realistas que movimentam apenas a boca, olhos e levemente a cabeça. Se isso na época já causava uma certa estranheza (o chamado Uncanny Valley), imaginem hoje em dia.

O som também foi totalmente refeito, com trilha sonora dinâmica e orquestrada, explosões e tiros ensurdecedores, além de vozes digitalizadas durante todo o game.

Comandos e instrumentos das naves

A melhor combinação
Os controles tem mais de 22 comandos diferentes, que podem ser acionados com combinações eficientes de teclas nos 5 botões do 3DO. Parece complicado mas a Origin foi muito feliz com a configuração, tornando-os bastante intuitivos. Além disso, as primeiras missões são mais brandas, fica mais fácil se acostumar. Super Wing Commander é compatível com o Flightstick Pro, acessório recomendado para qualquer colecionador que queira tirar o máximo de jogos desse gênero, pois deixa tudo mais natural.
O game ainda traz itens interessantes na caixa, como uma revista de bordo da TCS Tiger's Claw, falando dos pilotos e últimos acontecimentos da guerra e também dando dicas de manobras durante as batalhas.

Propaganda de WC: Secret Missions, do SNES 
Ainda que jogos como X-Wing vs. Tie Fighter sejam hoje lembrados como os clássicos dos combates espaciais, foi Wing Commander que inaugurou o estilo cinemátográfico desse tipo de jogo, sendo não somente um simulador, mas apresentando uma história envolvente com uma jogabilidade equilibrada e acessível.

Curiosidades:

- Alguns personagens foram nomeados de acordo com o filme TopGun. Além do personagem principal se chamar Maverick, ainda temos Iceman e Viper entre os pilotos.

 - O segundo game não foi lançado para o 3DO, mas o terceiro, chamado Wing Commander 3: Heart of the Tiger, com elenco hollywoodiano, recebeu no console uma versão estelar. Abordaremos ela aqui na 3DO Brasil no futuro.

 - Segure X e pressione BBCCAA, depois solte X e pressione LS, RS e pause, tudo ao mesmo tempo para acessar um menu secreto com várias opções.

- Há um filme baseado na série lançado em 1999 e dirigido pelo próprio Chris Roberts. Estrelado por Freddie Prinze Jr e apresentando todos os personagens clássicos, ele ignora praticamente todos os desenhos de naves e a lore do universo explorada até então, resultando em um filme horrível, considerado um dos piores de todos os tempos, o que acabou inclusive prejudicando a série nos jogos. O próprio Chris Roberts recentemente admitiu que era muito inexperiente como diretor para que conseguisse vencer as pressões deste tipo de produção e fazer algo bom.

- Existe uma série de animação baseada nos eventos da saga, chamada Wing Commander Academy. Excelente na época e ainda muito boa de ser vista. Procure episódios no Youtube.


______________________________________________________________
No Brasil: Não é raro
Edições USA e Japão de Super Wing Commander




Translate