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Samurai Shodown | Super Street Fighter 2 Turbo


Aqui temos dois jogos de luta que no 3DO são sensacionais. Ambos marcaram época e não tem quase nada em comum senão isto: São ótimas conversões de arcade em consoles domésticos.



Samurai Shodown é um dos jogos mais famosos da SNK/NEO GEO e foi portado para o 3DO com maestria pela Crystal Dynamics. Lançado no console em 1994, tem todos os personagens, movimentos, zoom de câmera e sangue do original.

O jogo você provavelmente conhece: Se passa no Japão por volta de 1800 e o combate é focado em armas e poderosos movimentos de ataque, bloqueio e contra ataque. Os personagens são estilizados, muito interessantes e variados. Há sangue aos baldes e os cenários são belíssimos, com vários layers e animações.

Há várias histórias sobre a SNK ter cedido a licença para a 3DO com a condição de que o port fosse propositalmente inferior ao NEO GEO AES, que estava no mercado e funcionando a plenos pulmões na época. Pra fazermos uma analogia, imagine se a SONY concedesse a licença de God of War para a Microsoft e a Nintendo, com a restrição de que o jogo fosse lançado nas plataformas concorrentes com visual e jogabilidade prejudicadas, de propósito. Bem, não foi o que ocorreu e Samurai Shodown foi o último e único game da empresa a dar as caras no sistema (se o acordo vingasse, o próximo seria Fatal Fury 2).


Mas passando do visual para o que interessa, os controles, é aí que o jogo começa a perder terreno com relação ao original, a começar pelo joystick do 3DO que só tem três botões frontais, tornando bastante difícil aplicar alguns golpes, além de nesse caso os botões não poderem ser remapeados.

Além disso os mais puristas observam uma pequena redução nos frames de animação em alguns personagens, mas nada que comprometa o resultado final. É uma excelente conversão para console doméstico que deve ser jogada.
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No Brasil: Não é raro

Super Street Fighter 2 Turbo é ainda melhor. Portado com excelência pela Capcom, que teve o cuidado de lançar um joystick de 6 botões junto com o game, supera as outras encarnações em consoles da mesma geração e das anteriores em todos os aspectos. Alguns reclamam dos gráficos terem as cores um pouco lavadas e alguns detalhes a menos nos cenários, mas não se engane: A jogabilidade é sólida como uma rocha e está tudo ali.

Foi em SSF2T que Akuma apareceu pela primeira vez e o sistema de "Super" (uma barra que enche conforme o as ações do jogador durante o jogo e permite um ataque devastador após estar carregada),  estreou. Mesmo que você não tenha o controle de seis botões, a adaptação para o de três funciona bem.
Existe um adaptador para jogar com o controle do SNES que foi bastante popular na época.
Até os tempos de loading, que eram uma questão que afastava as pessoas dos consoles de CD durante a geração 32 bits, é pequena.

Não há muito mais o que falarmos aqui: Se você é fã de jogos de luta e possui um 3DO, este é o teto. Nada de melhor no gênero saiu e é indispensável na sua coleção.
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No Brasil: Não é raro



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