Social Icons

facebookemail

Scramble Cobra

O Bell AH-1 Cobra foi, até sua substituição pela versão mais moderna, o principal helicóptero de ataque da marinha americana. Fabricado pela Bell, é uma formidável aeronave, capaz das mais variadas missões terra-ar e de inspirar terror aos mais experientes pilotos inimigos. E neste game você vai pilotá-lo.



Scramble Cobra foi criado pela GENKI e lançado exclusivamente no 3DO pela Panasonic em dezembro de 1995, já na metade final da vida do console, quando este estava em franca queda pela chegada do SONY Playstation e do SEGA Saturn. Talvez por isso muitos acabaram deixando de conhecer o game, que apesar de muito mais simples que os simuladores da época, incluindo os lançados para o próprio 3DO, possui um desafio sólido e uma jogabilidade precisa.

Você controla um Cobra com munição e combustível limitados. O tempo de vôo também é cronometrado e não existe tolerância para atrasos ou erros no cumprimento das missões. Os armamentos são os seguintes e não mudam durante todo o jogo, o que é uma pena pois poderiam haver outras configurações, algo que aumentaria o fator replay:

- Pod equipado com uma metralhadora "Vulcan" M50 20mm com munição limitada
- Lançador M200 equipado com 20 foguetes de 70mm
- 3 bombas de Napalm

Tela de boot, abertura e mapa do teatro de missões
Em algum ponto de todas as fases sempre há um caminhão vermelho para reabastecimento, que carrega não somente munição mas também combustível. Ao reabastecer os danos na aeronave permanecem e o tempo continua correndo. Em algumas missões este recurso pode ser uma verdadeira armadilha, pois talvez o jogador gaste um tempo precioso procurando, indo até ele ou mesmo defendendo-o já que este caminhão é um alvo fácil para os inimigos no jogo.

Falando em inimigos, as 10 missões do game são longas e bastante variadas, partindo de interceptação pura e simples, passando por escolta, ataque, busca e destruição (search & destroy) até um complicado resgate diplomático em uma prisão sob fogo pesado.
Você encontrará tanques, helicópteros, caças, caças stealth e baterias antiaéreas que disparam mísseis e artilharia.
Propaganda do jogo nas revistas da época
Jogabilidade 
Scramble Cobra utiliza a mesma engine de Shockwave, um clássico do 3DO, mas a jogabilidade nada tem a ver com o rápido F-177 daquele jogo. O "Cobra" é mais lento mas manobra bem no campo de batalha. A jogabilidade é precisa, comandos respondem bem e a engine física merece elogios. Os instrumentos, bastante completos e dispostos de maneira similar aos de Shockwave, com uma tela central multifunções que mostram radar de missão e vídeos de comunicação. Completam o cockpit indicadores de potência, munição, cronômetro e combustível. Também mostradores de superaquecimento da metalhadora, bússola, durabilidade, luz de lock-on, altímetro e mira.

Direto do manual: Painel da aeronave
O game é ainda compatível com o 3DO Flightstick, o que deixa tudo mais interessante nas missões, com uma dose extra de realismo e ainda maior precisão.

3DO Flightstick
Gráficos
A introdução do jogo e das missões mostram belas imagens em FMV do AH-1 Cobra voando solo ou em formação e também um briefing em vídeo feito pelo seu superior, um sujeito vestido de general coberto de insígnias e medalhas, que por motivos desconhecidos teve a voz redublada, portanto o que os seus lábios falam não batem com o som que ele produz.
Gráficos limpos e um tanto repetitivos, com pouca variação de terrenos em cada missão. Os inimigos são poligonais e as explosões bastante coloridas. Há variações de tempo, período do dia, inclusive com missões noturnas.
Infelizmente não há outra visão senão a do cockpit.

Tela inicial e alguns cenários do game
Sons
Os sons deixam a desejar. O helicóptero faz um barulho monótono e constante, que depois de algum tempo pode irritar. Os sons externos, de tiros e explosões, também são muito simples e a comunicação é restrita, com poucas falas.

Scramble Cobra é um bom jogo, apesar de os gráficos não acompanharem a jogabilidade. Um tanto desconhecido no Brasil, pois quando foi lançado nossa terra já havia sido invadida pelo "console cinza", que tinha todo o atrativo da novidade e sejamos justos, muitos títulos bons no catálogo.

Curiosidades

Você só sabe que voa um helicóptero por causa dos sons que ele produz e da capa do jogo, pois a única visão é a do cockpit.

A GENKI, produtora do game, é mãe da série Tokyo Xtreme Racer, que surgiu no Playstation e fez fama no Playstation 2. Além disso a produtora lançou vários games de robôs, começando por Burning Soldier no 3DO, passando pela excelente série Kileak (Epidemic, Brahma Force) no PS1 e Robotica no Saturn.

Após a missão 10 você tem uma missão bônus chamada "Burning Soldier", onde precisa encarar um robô gigante. Os inimigos dessa fase são os mesmos do jogo homônimo, sugerindo que se passam no mesmo universo.


Aparentemente há um menu secreto de debug no game. Foi acessado por acaso durante um superaquecimento do console e "esmagamento de botões" à esmo (por este que voz escreve), o que impossibilitou que fosse visto novamente. Mas a foto existe (e se você souber como acessá-lo, deixe nos comentários). 
______________________________________________
No Brasil: Muito raro

Edições USA e JPN completas de Scramble Cobra



Translate